Escola do Carmelo

“A ALEGRIA DO PERDÃO”
MEDITANDO O EVANGELHO
IV Domingo da Quaresma
Lc 15,1-3.11-32
Frei Claudiano de Aragão Lima, OCD

YouTube: http://www.youtube.com/watch?v=_jDMR15zF3M

Hoje, o domingo é da alegria no meio da penitência. Pois, a penitência tem por finalidade a alegria da conversão. A volta do filho pródigo foi uma alegria, em primeiro lugar, para o pai!

Contexto da parábola: “os publicanos e pecadores aproximavam-se de Jesus para o escutar. Os fariseus, porém, e os mestres da Lei criticavam Jesus”(1-2).

Personagens da parábola: Pai, filho pródigo e filho mais velho. O pai é Deus; o filho pródigo: os publicanos e pecadores; filho mais velho: os fariseus e mestres da Lei.

Assim são os gestos: o filho pródigo, depois de ir embora, volta a se aproximar do pai; enquanto o filho mais velho criticará o fato do pai fazer festa.

O filho mais novo abandona a casa do Pai, depois de exigir sua da herança, para viver independente e livre. Consequentemente, perdeu-se no vício, caindo na miséria, trabalhando num lugar de porcos, onde nem comida dos animais tinha para comer. Era escravo! Dando-se conta dessa situação deplorável, a consciência apresenta-lhe a riqueza de seu pai. Planeja um discurso para o seu Pai e vai ao encontro dele. O pai, vendo o filho retornar, vai ao seu encontro, cobre-lhe de beijos do perdão, faz festa! Desta, o filho mais velho deve participar. Mas se recusa a participar da alegria do pai e do irmão arrependido. É incapaz de se alegrar e de estar na festa do amor e do perdão.

Peçamos ao Senhor o perdão de nossos pecados, mas, também, peçamos o dom da humildade para não nos sentirmos melhores do que ninguém!
from Bíblia Católica Online http://on.fb.me/1p6M9sS #bibliacatolica via Bíblia Católica Online

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s