Escola do Carmelo

“DEUS APAGA OS PECADOS ASSIM COMO OS ESCRITOS DE JESUS NA AREIA FORAM APAGADOS”
Jo 8,1-11
MEDITANDO O EVANGELHO
Frei Claudiano de Aragão Lima, OCD
V Domingo da Quaresma

Antes de Jesus passar pelas mãos dos algozes, passou pelas as dos adversários. Os mestres da Lei e os fariseus eram adversários de Jesus. Nesta passagem do evangelho, eles colocaram-no à prova. Pois, levaram uma mulher adúltera até ele e disseram: “Mestre, esta mulher foi surpreendida em flagrante adultério. Moisés, na Lei, mandou apedrejar tais mulheres. Que dizes tu?”

Foi uma tentativa de golpe arquitetado, montado para pegarem Jesus. Tinha a intenção de desclassificar Nosso Senhor. Se Ele condenasse a mulher, perderia a reputação de bondade e misericórdia para com os pecadores. Se, pelo contrário, a desculpasse, violaria a Lei de Moisés e seria imediatamente acusado.

O que fez Nosso Senhor? Começou a escrever com o dedo na areia. Esta passagem lembra as duas tábuas de pedra, escritas pelo dedo de Deus no monte Sinai (cf Ex 31,18). Os fariseus apelam para a Lei de Moisés para acusarem a mulher; pelo contrário, em Jesus vemos o único Juiz, que escreve na areia a sentença do amor, da misericórdia.

Os fariseus persistiam em interrogá-lo. Jesus, levantando-se, disse: “Quem dentre vós não tiver pecado, seja o primeiro a atirar-lhe uma pedra”. E voltou a escrever na areia. Com isso, foram saindo, a começar pelos mais velhos. Jesus ficou sozinho com a pecadora. Santa Agostinho diz: “Era o médico em face da doente, a miséria diante da misericórdia”.

“Então Jesus se levantou e disse: Mulher, onde estão eles? Ninguém te condenou? Ela respondeu: Ninguém, Senhor. Então Jesus lhe disse: Eu também não te condeno. Podes ir, e de agora em diante não peques mais”. Com isso, sabemos que só Deus pode apagar os pecados. O passado foi apagado assim como os escritos na areia.
from Bíblia Católica Online http://on.fb.me/1pDiHur #bibliacatolica via Bíblia Católica Online

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s